Concurso de Canto de pássaros é realizado em Conceição do Jacuípe

03/11/2011 22:49

Foi realizado neste domingo, 30/10/11, em Conceição do Jacuípe, na quadra de esportes da ACJ, o concurso de canto para pássaros canários-da-terra e Coleiros (papa capim).

A forma de julgamento consiste de em uma roda de pássaros, em um tempo terminado, geralmente 15 minutos são contadas as quantidades de canto de cada pássaro. Ganha quem cantar mais neste período.

Roda de canto de pássaros. Ganha quem cantar mais por um período. Um canto para o canário-da-terra equivale a duas notas. O torneio foi promovido pela Associação Baiana de Criadores de Pássaros Nativos.

Todos os pássaros são registrados pelo IBAMA. A identificação é feita por uma anilha fechada posta após o nascimento do pássaro, esse pequeno anel só pode ser colocado no animal até aproximadamente 06 dias de nascido, sendo impossível a colocação depois deste período pelo crescimento do pássaro.

Atualmente esta competição é a primeira a ser realizada fora de Salvador, onde ocorrem os outros eventos.

Esta ação de trazer a competição para o interior do Estado tem como objetivo conscientizar os amantes de pássaros para a necessidade de legalização da criação, seguindo normas técnicas e ambientais preservando assim também a fauna.

Anilha inviolável só pode ser colocada no pássaro até o sexto dia de nascido.

Já está previsto outro evento para Conceição do Jacuípe para meados de janeiro ou fevereiro de 2012.